O riacho do Sapé, que deu nome à Comunidade, por muitos anos passou a impressão de ser apenas um canal do esgoto de toda a região. Desde 2014, algumas pessoas perceberam a mudança na qualidade da água deste rio. O esgoto, quase todo, foi coletado e enviado para tratamento. O resultado foi que o mal cheiro e a cor acinzentada sumiram, voltando a ficar com as águas cristalinas e ter peixinhos.O riacho do sapé voltou a ser limpo!!
Esta transformação foi notado pelos participantes de Micro Rede Sapé e pelos alunos das EMEFs Roberto Mange e Brasil-Japão. Em várias ocasiões, foram visitar o riacho e realizar o monitoramento mensal da qualidade da sua água.
A Micro Rede é um dos grupos de monitoramento do projeto Observando os Rios, organizado pela Fundação SOS Mata Atlântica, com o objetivo de aproximar as pessoas dos rios do seu bairro e estimula as ações de melhoria, como saneamento básico, plantio de árvores nas margens dos rios, campanhas de educação ambiental etc. Tudo o que acontece na região é imediatamente percebido na qualidade da água do rio, portanto, se entendemos o que acontece com o rio, podemos entender e atuar melhor no seu entorno.
A próxima saída para analisar a água do Riacho do Sapé será no dia 17/02, as 9h30. Ponto de encontro, em frente à UBS Malta Cardoso, na Av. Rio Pequeno.
Para saber mais do projeto: https://www.sosma.org.br/projeto/rede-das-aguas/